PERGUNTAS FREQUENTES

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EXAME TOLES

1. O que é o exame TOLES? 

 

O TOLES é um exame de inglês jurídico destinado a juristas, advogados, solicitadores e demais profissionais da área jurídica. Útil também para tradutores na área jurídica e estudantes de Direito.

 

2. O que significa TOLES?

 TOLES significa ‘Test of Legal English Skills’.

3. O que é  o curso de preparação para o exame TOLES?

O curso de preparação para o exame presta formação em inglês jurídico com enfoque em materiais redigidos unicamente em inglês.

 

Os três níveis de exames profissionais certificados são progressivos, tendo em vista os conhecimentos  que cada nível visa testar.

A TRGT utiliza manuais com conteúdos preparados pela empresa fundadora do exame TOLES, a Global Legal English Ltd , membro da International Division of the Law Society of England and Wales. Estes materiais são complementados por materiais adicionais preparados pela TRGT. Acresce que os formandos são ainda preparados por meio de testes TOLES de épocas anteriores.

4. Quantos exames TOLES existem?

Existem 3 exames. Foundation / Higher / Advanced. A progressão implica um aprofundamento de conhecimentos jurídicos. O nível Foundation consiste numa introdução à linguagem jurídica, sendo que os dois níveis seguintes , Higher e Advanced, visão testar o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos e jurídicos.

 

5. É necessário fazer os três exames?

Não. Dependendo dos conhecimentos linguísticos, os formandos podem iniciar a sua formação em qualquer nível. A aferição do nível de inglês é feita pela TRGT.

6. Qual é a organização que disponibiliza os exames TOLES?

A TRGT é um centro certificado de exames TOLES. O teste é disponibilizado pela Global  Legal English, fundada em 1999, membro da International Division of the Law Society of England & Wales . A inscrição para exame deve ser feita junto da TRGT.

 

7. Qual é a função da International Division of the Law Society of England & Wales?

A International Division of the Law Society of England & Wales é uma das associações profissionais que emite a licença para praticar advocacia.

8. Qual a razão de a Global Legal English ser membro da International Division of the Law Society of England & Wales?

A principal razão é a de que a Global Legal English visa disponibilizar um exame profissional prático que teste a formação de advogados, juristas e demais profissionais na área jurídica nas tarefas reais do seu trabalho quotidiano.

9. A Global Legal English está ligada a alguma Faculdade de Direito?

Não. A Global Legal English considera necessária uma abordagem menos académica e mais apelativa para sociedades de advogados, gabinetes de tradução e departamentos jurídicos.

 

10. Qual a necessidade do exame TOLES?

As sociedades de advogados, os departamentos jurídicos de empresas e os departamentos da União Europeia têm de aferir as competências em inglês jurídico, ultrapassando as competências linguísticas do inglês generalista, por si só insuficientes para desempenhar muitas das tarefas da área jurídica.

11. Para que tipo de tarefas é necessária uma competência linguística especializada na área jurídica ?

Verificou-se que mesmo os formandos com um excelente nível de inglês generalista evidenciam dificuldades em entender a linguagem contratual, em proceder a alterações, ou redigir cartas formais sobre matérias jurídicas. Não é apenas a terminologia mas também a estrutura e o estilo do documento jurídico que são completamente diferentes. Num sistema jurídico como o common law a precisão é um elemento fulcral. A estrutura do exame TOLES foi pensada para ajudar a colmatar estas dificuldades. 

12. A quem interessa o exame TOLES?

O exame TOLES interessa a todos os profissionais da área jurídica, a estudantes de Direito e a tradutores de textos jurídicos que não sejam falantes nativos de inglês.

13. Qual é o objetivo do exame TOLES?

O objetivo é fornecer competências, precisão e, em última análise, confiança aos profissionais da área jurídica, estudantes de Direito, tradutores, bem como a outros profissionais que necessitam de usar inglês jurídico no desempenho das suas funções.

 

14. O que pensam os alunos sobre os exames?

Na grande maioria dos países, o Direito é ensinado de uma forma muito teórica. Os formandos dos cursos de preparação para o exame TOLES consideram que os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas são valorizados pelas sociedades internacionais de advogados. O exame TOLES é uma ponte sólida entre a teoria e a prática de Direito do ponto de vista linguístico.

15. É preciso ser advogado ou jurista para fazer a preparação para o exame TOLES?

Não.  De facto, nem sempre os advogados ou juristas são os melhores formadores porque incidem especialmente em matérias jurídicas, descurando os aspetos relevantes da linguagem jurídica.

 

16. O que acontece se eu não tiver conhecimentos sobre o sistema jurídico inglês?

Não há problema algum. A preparação que a TRGT disponibiliza para o exame TOLES visa desenvolver também a competência necessárias dos formandos para explicar o sistema jurídico português.

 

17. Qual é a diferença entre o TOLES e outros exames de língua inglesa como o TOEFL ou o IELTS?

O exame TOLES não pode ser comparado com outros exames de inglês generalista.  Uma excelente classificação num exame de inglês generalista não corresponde necessariamente a uma boa classificação no TOLES porque a formação para o exame TOLES visa a especificidade da linguagem jurídica.

18.  Qual é a diferença entre o exame TOLES e os outros exames de inglês jurídico?

O exame TOLES é o único exame em inglês jurídico reconhecido no mercado desde dezembro 2016, data em que o exame ILEC Cambridge deixou de estar disponível.

 

19. Quem é que oferece o TOLES em Portugal?

O exame TOLES foi criado em 1999.

A TRGT é um centro certificado TOLES em Portugal.

20. Que organizações reconhecem o exame TOLES?

Muitas organizações, empresas e sociedades de advogados, entre as quais instituições europeias como o Tribunal Europeu de Justiça, o Banco Central Europeu e a Associação de Estudantes de Direito Europeu.

 

A TRGT assegura a confidencialidade das sociedades de advogados cujos alunos se candidatam ao exame TOLES

 

A TRGT dispõe de programas adequados às necessidades de cada candidato, grupo ou empresa. Consulte-nos!